Se na 4ª etapa, os ciclistas da Brasil Ride Bahia sofreram com o calor escaldante, a etapa com o novo destino – Eunápolis se mostrou bem diferente. Já na noite do dia 25, quarta-feira, raios e trovões anunciavam a chuva, que veio na madrugada. O dia 26, amanheceu nublado ao ponto de nem conseguir ver os picos da maioria das montanhas e a Pedra do Oratório. Além de refrescar o tempo, Guaratinga parecia chorar com a partida dos competidores.
Já no percurso, aqueles que gostam de desafios com muita lama se divertiram com os 63,4 km de distância e 1.583m de altimetria acumulada. Estradões delinearam sprints; singletracks e downhills fizeram os atletas pensarem o percurso, como se pensa muitas vezes a vida; e as subidas exigiram músculos e habilidade.
A elite veio colorindo o dia nublado e foi a vez de Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing – 02h31m25s) encher de verde-amarelo a chegada. Junto dele e por milésimos de segundo, o português Tiago Ferreira (Dmt Racing Team By Marconi – 02h31m25s). E, pela primeira vez no pódio desta edição, o espanhol Roberto Bou (Cannondale Vas Arabay – 02h31m57s) garantiu a terceira colocação.
A chegada foi realizada na Casa Trancoso, onde a população eunapolitana e familiares dos participantes aguardavam ansiosos o abraço de boas-vindas. O evento contou ainda com a presença da Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, além de representantes do legislativo e executivo municipal.