Na capital federal, Brasília, teve início na segunda-feira (11) a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, evento de grande relevância que visa discutir e fortalecer a política de Saúde Mental no Brasil. Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, a conferência se estende até a quinta-feira (14).
Eunápolis, município comprometido com as questões de saúde mental, está representado por três delegados eleitos nas etapas municipal e estadual. Milene Alves, gestora em saúde mental, Edriano Alves, trabalhador da área, e Tânia Raimunda Silva, usuária, são os representantes da cidade no importante encontro.
A conferência aborda quatro eixos temáticos que permeiam discussões fundamentais para a construção e aprimoramento da política de Saúde Mental no país:
EIXO I: Cuidado em liberdade como garantia do direito à cidadania
EIXO II: Gestão, financiamento, formação e participação na garantia de serviços de saúde mental
EIXO III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade
EIXO IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante pós-pandemia
Além das discussões temáticas, a programação da conferência inclui momentos de acolhimento, apresentações culturais, tribuna e plenárias, proporcionando um ambiente propício para troca de experiências e construção de propostas.
Milene Alves, gestora em Saúde Mental de Eunápolis, enfatizou a importância do evento. “Estamos aqui para debater propostas para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental em todo território nacional, inclusive em Eunápolis. Com a participação ativa de representantes comprometidos, buscamos contribuir significativamente para o desenvolvimento de estratégias que promovam o cuidado em saúde mental de forma ampla e eficaz”.