Na tarde desta quarta-feira (30), um agricultor entrou em contato com a equipe do Saiu Na Mídia para informar que os bovinos de sua propriedade estavam desaparecendo. Em resposta à situação, o agricultor decidiu fechar a estrada vicinal como forma de protesto contra a empresa Veracel, alegando que a companhia seria a responsável pelo desaparecimento dos animais.
Nossa equipe procurou a Veracel para confirmar a situação, e a empresa enviou uma nota esclarecendo os fatos. Confira abaixo a nota na íntegra.
A Veracel Celulose informa que, nesta quarta-feira (30), houve uma tentativa de bloqueio de um trecho da BA-367 em um dos acessos utilizados para o transporte de madeira da empresa. O incidente ocorreu após a equipe de segurança da companhia identificar que havia gado solto ilegalmente área de preservação permanente com mudas nativas platadas e protegidas pela empresa. Os animais foram retirados da áreas e todos reconduzidos de volta ao seu proprietário.
A companhia esclarece que, além da área ser de propriedade da companhia, a circulação de gado em áreas protegidas legalmente é proibida para que não prejudique a biodiversidade local.
A Veracel reforça que permanece à disposição para um diálogo transparente e construtivo com o proprietário em questão, entretanto, a empresa destaca que qualquer ação que infrinja a legislação civil ou ambiental será tratada em conformidade com as leis vigentes.