A Graphcoa, ativo do Appian Capital Brazil, grupo com uma gama de projetos minerários no extremo sul da Bahia e no Norte de Minas Gerais, dá um importante passo para começar a produção de concentrado de grafite. O início dos testes com carga da etapa de britagem é um marco para todo o projeto de implantação da planta de beneficiamento. Localizada em Itagimirim (BA), a unidade operacional terá capacidade de produção de 5,5 mil toneladas por ano e está prevista para operar no primeiro trimestre de 2025.
Para viabilizar a implantação da Mina Boa Sorte, a Graphcoa gera atualmente cerca de 600 empregos diretos, entre próprios e terceirizados, o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. Ricardo Alves, Diretor Executivo da Graphcoa, reconhece o empenho de cada trabalhador. “Este momento representa o esforço conjunto de cada colaborador, parceiro e membro da comunidade que tornaram este projeto possível. Embora seja apenas o começo, este momento simboliza nossa determinação em avançar com responsabilidade e respeito pela região que nos acolhe. Nossa jornada é guiada pelo compromisso com a sustentabilidade, buscando minimizar impactos e contribuir para o desenvolvimento da comunidade local. Estamos confiantes de que podemos gerar novas oportunidades de emprego, fortalecer a economia local e construir uma base sólida para um futuro próspero em União Baiana e Itagimirim”, afirma o diretor.
Grafite: um minério essencial para a transição energética
Com grande potencial de produção no extremo sul baiano e regiões no entorno, o grafite desempenha um importante papel na produção das baterias utilizadas nos veículos elétricos. As baterias são o núcleo do funcionamento da frota elétrica, abastecendo-a com a energia necessária para sua locomoção, impactando positivamente seu desempenho e eficiência. Com a crescente demanda por eletrificação, estima-se um crescimento anual composto no mercado de baterias de grafite de aproximadamente 20% entre 2022 e 2035.
Mineração sustentável
Com o compromisso de apoiar no desenvolvimento das regiões onde atua, aliado a uma sólida estratégia ambiental e à integração social, a Graphcoa realizou diversas ações em prol da comunidade do distrito de União Baiana. Recentemente, foi anunciada a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), além da construção de uma praça pública para os moradores da localidade. A companhia também realizou o plantio de 300 mudas de espécies nativas da região na Área de Preservação Permanente (APP), contribuindo com a recuperação e preservação da biodiversidade local.
A companhia ainda suportou a aquisição de uma edificação na comunidade de União Baiana e irá doar para o município para obras de ampliação da unidade.
As ações socioambientais são desenvolvidas graças ao diálogo contínuo com a Comissão Participativa de União Baiana (CPDUB), que acompanha a implantação do empreendimento.
Contatos de Imprensa:
(73) 99935-3220
Sobre a Graphcoa
A Graphcoa integra a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, que é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimento britânico.
O compromisso da Graphcoa é trabalhar de forma segura para exportar o concentrado de grafite, sempre respeitando o meio ambiente e as comunidades próximas.
Sobre a Appian Capital Brazil
A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011, em Londres, e com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados – Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois negócios em produção no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano.
Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhado às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à integração social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações.