A Secretaria de Educação do Estado (SEC) seleciona estudantes até o dia 27 de maio para ocupar 52 mil vagas de monitoria nas escolas da rede através do programa Mais Estudo.
Os alunos selecionados vão atuar por 6 meses nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica no turno oposto ao que estudam. Segundo o governo, R$ 31,2 milhões estão sendo investidos.
Para estarem aptos, os candidatos precisam ter vínculo com a escola no ano de 2022, possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF) e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria, com média igual ou superior a oito, no ano anterior.
Além de apoiar as aprendizagens nesses componentes curriculares, o Mais Estudo também tem o objetivo de estimular a participação do estudante no processo educacional; despertar o desejo pela prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica; criar condições para o exercício solidário e parceiro, por meio da interação com os colegas da escola; contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, considerando a efetividade do diálogo entre os pares; e favorecer a cooperação entre docentes e estudantes, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem.