A bancada do PT na Câmara decidiu formalizar apoio ao candidato de Arthur Lira (PP-AL) à sua sucessão, Hugo Motta (Republicanos-PB), e deve fazer o anúncio ainda nesta quarta-feira (30).
A decisão ocorre após o PT se reunir na terça-feira (29) com os dois adversários de Motta, Elmar Nascimento (União) e Antonio Brito (PSD). Motta já tinha se reunido com integrantes do PT em meados de outubro.
Mais cedo, o Podemos anunciou apoio a Motta na sucessão de Lira, um dia depois de o PP fazer o mesmo.
Na terça-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), oficializou o apoio a Motta, afirmando que ele é quem tem as maiores condições de criar uma convergência na Casa.
A decisão do PT ocorreu apesar das tentativas de Elmar Nascimento para atrair a legenda. Em reunião da bancada do União Brasil na terça-feira, ele disse que não seria razoável o PT, depois de somente uma reunião com ele e com Brito.
Elmar e Brito selaram um acordo em setembro, após Lira, que até então endossava nos bastidores o nome do líder do União como seu sucessor, migrar o apoio a Motta com a desistência do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), da disputa.