Na última quinta-feira (21), os capoeiristas de Eunápolis se reuniram para realizar um grandioso aulão e uma roda de capoeira na Praça do Bairro Pequi, em homenagem ao Mestre Marinaldo, que vive há quase 20 anos na Europa. Um dos organizadores do evento, o Mestre Irineu Gomes, do Grupo Resgatado Por Cristo, destacou a relevância dessa celebração: “É um privilégio poder vivenciar este momento e comemorar ao lado dele, considerando tudo o que o Mestre Marinaldo representa e fez pela capoeira de Eunápolis e da Bahia.”
Mestre Marinaldo começou sua trajetória na capoeira em Eunápolis em 1978, sob a orientação do Mestre Walter. Em 1986, ele fundou o Grupo de Capoeira Esporão na cidade. Desde então, o grupo se expandiu e hoje possui filiais em várias cidades da Bahia e em outros estados.
Em 1998, Mestre Marinaldo conseguiu internacionalizar sua carreira e a do Grupo Esporão, levando a capoeira a diversos países da Europa e aos Estados Unidos, tornando-se uma referência no mundo da capoeira. Atualmente residindo na Polônia, ele veio ao Brasil para participar de intercâmbios, festivais e batizados do Grupo Esporão.
“Hoje estou muito feliz por estar aqui, onde tudo começou. Já realizamos inúmeras rodas de capoeira neste local, e é muito gratificante reencontrar os amigos para celebrar da maneira que mais gosto: jogando capoeira”, enfatizou o Mestre Marinaldo.
É importante ressaltar que o encontro reuniu mestres, contra-mestres e professores de Eunápolis e Porto Seguro, que, junto com seus alunos, promoveram uma grande festa em prol da capoeira.



