A transmissão ao vivo conduzida pela prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, na noite desta quinta-feira (02), abordou os investimentos da gestão municipal na rede pública de saúde ao longo dos últimos dois anos, tornando o setor referência na região em atendimento humanizado e serviços de qualidade. A live ainda contou com a participação da secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, diretor do Hospital Regional, Lúcio França e da médica Maria Aparecida Viana.
Um dos equipamentos de saúde mais modernos da região, o Centro de Especialidades em Saúde, no Pequi, realiza mais de 2.500 atendimentos mensais com 30 especialistas, sendo os procedimentos mais procurados: endocrinologia, pediatria e ortopedia, além de pequenas cirurgias. Outro centro que também oferece importante serviço de saúde aos eunapolitanos é o CEO (centro de Especialidades Odontológicas), que registra 50 atendimentos diários e 1 mil mensais com serviços como tratamento de canal, prótese dentária, atendimento a crianças, cirurgias, dentre outros, inclusive, com ampliação do horário de funcionamento para o período noturno.
As Unidades Básicas de Saúde também registram alto volume de atendimento, ainda mais com a ampliação das salas de vacina, e são a porta de entrada para a rede pública de saúde. Dentre os serviços oferecidos mais atuais estão a inserção do DIU, projeto Pediatria Itinerante (fortalecimento da assistência infantil), atendimento noturno, mutirão de oftalmologia.
O Hospital Regional de Eunápolis, que tem investimento de R$ 3 milhões mensais, apresenta números impressionantes com os serviços de urgência e emergência, tendo ultrapassado 1 milhão de procedimentos e 100 mil pessoas atendidas em 2022, englobando a ampliação de 3 para 10 leitos de UTI, mais de 63.500 consultas clínicas, cerca de 1.500 partos, aproximadamente 17 mil raios x e 269 sessões de hemodiálise com um aparelho que antigamente estava emprestado para um hospital particular. A unidade é a única do município a dispor de um aparelho que monitora o feto, o cardiotocografia.
Para o futuro, a prefeita também ressaltou que já está sendo feito estudo financeiro para implantar uma plataforma de atendimento de telemedicina com prontuários eletrônicos para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, diminuindo a fila de espera dos pacientes. “A saúde de Eunápolis ainda não está do jeito que eu quero, mas estamos em busca diariamente de melhorias”, finalizou a gestora Cordelia Torres.