Na última quarta-feira (08), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) utilizou suas redes sociais para criticar o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). De acordo com Geddel, Rui estaria promovendo articulações políticas com o intuito de fortalecer o Avante na Bahia. Em sua postagem, ele pediu calma ao ministro, ressaltando que ele não conseguirá avançar sozinho.
O desconforto de Geddel aumentou após a filiação do Avante, que ocorreu na última segunda-feira (06), em Salvador. Um exemplo disso é o ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, que se juntou ao Avante com a intenção de concorrer a deputado federal, deixando o PSB da deputada federal Lídice da Mata, que se mostrou insatisfeita com essa movimentação. Outro nome do PSB que pode seguir o mesmo caminho, conforme revelou a coluna Rapidinhas, é a deputada estadual Fabíola Mansur, que esteve presente no evento.
É inegável que o Avante está se expandindo consideravelmente em toda a Bahia e promete se tornar um dos maiores partidos do estado em 2026. O presidente da legenda, Ronaldo Carletto, é conhecido por sua palavra e possui credibilidade para honrar os acordos políticos. Essa pode ser uma das razões para o crescimento do partido em todo o estado.
