Em uma articulação que contou com o aval do senador Otto Alencar, presidente do PSD da Bahia, o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PT) anunciou nesta segunda-feira (19) quem irá apoiar na disputa pela Prefeitura do município no pleito de outubro. Trata-se do administrador Celso Carvalho (PSD), sobrinho do próprio Isaac e que seria candidato a vereador.
Isaac, que não viabilizou a candidatura a prefeito por estar inelegível, se recusou a acompanhar a decisão da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV e que escolheu como postulante o empresário e emedebista Andrei Gonçalves. Desde o final de semana, o petista vinha fazendo suspense nas redes sociais sobre quem iria apoiar.
Para que a candidatura de Celso fosse possível, o PSD nacional fez uma intervenção no partido em Juazeiro, mudando a decisão local de apoiar o candidato escolhido pela federação. Toda a manobra, no entanto, partiu da vontade do diretório municipal do PSD, em articulação com Isaac.
“Houve uma solicitação do diretório do PSD de Juazeiro para fazer a alteração com a possibilidade de viabilizar a candidatura do Celso, tendo como vice um outro filiado nosso (Coronel Anselmo Bispo). Então, o que houve foi um pedido da municipal para nós da estadual, que solicitamos à federal”, disse Otto.
“Essa candidatura do PSD terá o apoio do Isaac que, lamentavelmente, não pode se candidatar por um problema antigo que tem na Justiça, que não é nenhum caso de improbidade administrativa, de dolo, e, com isso, ele terminou perdendo a possibilidade de ser candidato. Ele optou por uma pessoa do PSD para apoiar”, acrescentou o senador, que nunca escondeu a relação de proximidade política com o ex-prefeito de Juazeiro.