Exercer o papel de liderança dentro da empresa está diretamente relacionado ao poder de conduzir e influenciar a equipe a realizar as metas e objetivos estabelecidos da melhor maneira possível. Para isso, os líderes precisam investir tempo no relacionamento com os principais funcionário e dar feedbacks frequentes, entre suas ações.
Prova disso é o resultado de um estudo da “Gallup”, uma empresa de pesquisa norte-americana. Segundo os dados colhidos, o líder tem o poder de influência de até 70% no engajamento positivo dos funcionários com as ações. A pesquisa mostrou também que no entanto, 30% dos gestores de equipe não estão preparados para um relacionamento de harmonia com seus liderados.
Outra atitude importante do líder engajado é a preocupação com o relacionamento e o desenvolvimento da sua antiga equipe. Valorizar as interações pessoais, ser flexível e demonstrar entusiasmo com as conquistas dos funcionários são ações essenciais para manter a equipe motivada e, consequentemente, mais produtiva.
Ter boa comunicação
A comunicação tem um papel fundamental na boa liderança. É essencial que o líder tenha a habilidade de saber se comunicar. A liderança e comunicação devem caminhar lado a lado para uma boa gestão.