Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o município de Guaratinga promoveu com sucesso a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu na última segunda-feira, dia 17, com o objetivo central de discutir a atual situação da política de assistência social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, buscando ouvir diversas vozes da população e coletar suas necessidades para aprimorar a Política de Assistência Social em nível Federal, Estadual e Municipal. Antecedendo a conferência principal, foram realizadas pré-conferências em todos os povoados do município, onde foram construídas propostas que serão apresentadas na 14ª Conferência Estadual.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Val Menezes, ressaltou a importância da temática da conferência e enfatizou os avanços alcançados pelo município na área de assistência social. “Este é um momento crucial para a reconstrução do SUAS, de acordo com as necessidades da nossa comunidade. Discutimos aqui os avanços que tivemos na área de assistência social, como a recente aquisição de um novo veículo por meio de recursos do PROCAD, com complementação de recursos próprios. Além disso, destacamos o início das obras de adaptação e revitalização do prédio que funcionará como sede própria da Secretaria de Desenvolvimento Social, o CadÚnico e o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social”, frisou.
A prefeita Marlene Dantas esteve presente no evento e agradeceu a todos pela participação, especialmente à equipe envolvida na organização. “Esta é uma conferência de suma importância, através da qual esperamos trazer novos avanços para o setor social do município”, destacou a prefeita.
Glória Anjos, consultora Social e uma das relatoras da conferência, ressaltou a relevância do momento, no qual foram construídas propostas para a conferência estadual, proporcionando um espaço de participação social para o avanço do município e a efetivação do SUAS que se deseja. “Com as propostas debatidas nesse encontro, a cidade busca fortalecer e aprimorar o SUAS, oferecendo serviços e apoio mais eficientes àqueles que mais necessitam, com o objetivo de promover uma sociedade mais justa e inclusiva”, comentou.
A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social contou com a participação ativa de usuários do SUAS, vereadores, trabalhadores da saúde e a equipe da assistência social, garantindo uma ampla discussão e representatividade dos diversos envolvidos na política de assistência social de Guaratinga. O evento representa um importante passo para o aprimoramento das políticas sociais do município e para a promoção do bem-estar da população local.