Estão suspensas visitas a pacientes internados em todos os hospitais públicos e particulares na Bahia partir desta terça-feira (29), por causa do aumento de casos da Covid-19. A medida está prevista em novo decreto baixado pelo Governo do Estado. O decreto estabelece que o acesso dos acompanhantes dos paciente está condicionado à comprovação da vacinação e a utilização de máscara de proteção.
Antes do decreto, unidades de saúde suspenderam visitas a pacientes internados devido ao aumento de casos de covid-19, em Salvador. O Hospital Aristides Maltez (HAM) e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) informaram que as visitas aos pacientes estão suspensas temporariamente.
Os pacientes que estão em enfermarias continuarão com acompanhantes, mas só será permitido um por vez. Porém, os internados em Unidade de Terapia Intensiva, têm direito a um acompanhante por dia. O HAM alertou que pessoas com sintomas gripais não devem ir à unidade e caso tenha consulta marcada, precisa ser remarcada. Já os internados e que forem diagnosticados com o vírus precisarão ser mantidos isolados e ficar sem acompanhantes.
No caso das Osid, familiares continuam recebendo informações normalmente sobre os pacientes internados, por boletins médicos via telefone ou por meio de videochamadas com os pacientes. O uso de máscara nas unidades é obrigatório, além do comprovante de vacinação contra covid-19.