Dentre as várias vertentes do trabalho da pasta Social, estimular o empreendedorismo faz parte do planejamento para contemplar a juventude, a fim de promover o protagonismo juvenil no município.
O Estatuto Nacional da Juventude em sua política pública embasa o estímulo à profissionalização, geração de trabalho e renda, bem como a inclusão e participação do jovem na sociedade. Neste sentido, a Secretaria de Assistência Social tem elaborado projetos e buscando firmar parcerias e convênios para que em breve possa ofertar cursos de qualificação profissional e consultorias.
Capital Social
Programas estaduais e federais voltados às linhas de crédito para jovens que pensam iniciar seus próprios negócios também estão em estudo. A ideia é que liberações, com juros abaixo dos praticados no mercado, sejam oferecidas para jovens inscritos nos programas voltados ao empreendedorismo que a Secretaria de Assistência Social pretende lançar no município, tão logo firmadas as parcerias financeiras e de qualificação necessárias.
Este projeto, assim que devidamente concluído, visa que jovens façam investimentos em negócios viáveis, mediante consultoria e capital social acessível. “O que será bom para a geração de trabalho e renda, bem como ao desenvolvimento econômico do município”, pontua o superintendente da Juventude, Samuel Novaes.
“Dentro da legalidade, breve poderemos implementar projetos como este e outros, pois queremos incentivar o exercício da cidadania e o empoderamento do jovem empreendedor”, explica o secretário de Assistência Social, João Portela, mencionando a visão de desenvolvimento econômico alinhado ao social estabelecido pelo prefeito, Jânio Natal, para a terra mãe do Brasil.