A convite de duas emissoras de rádio de Eunápolis, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Lopes, concedeu entrevistas na sexta-feira (25) para falar sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pela pasta para preservação da natureza, principalmente no que determina o Termo de Ajuste de Conduta firmado entre a gestão e o Ministério Público, e da necessidade de união de forças com a população, que é a principal aliada na conquista de resultados positivos na esfera de limpeza pública urbana.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Em relação ao Dia Mundial da Água, comemorado na última terça-feira (22), Lopes destacou que ações tem sido realizadas de forma contínua para garantia da qualidade do recurso natural para a população de Eunápolis.
COLETA SELETIVA DE LIXO
O secretário destacou que estudos estão sendo desenvolvidos para garantir a seletividade da coleta no município e que 14 bairros da cidade já iniciaram medidas que resultam na redução da poluição e diminuição de gastos com a limpeza pública. O secretário falou também da importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, que, desde o início da gestão, tem tido atenção do governo, como “disponibilização de galpão para armazenamento dos objetos coletados, materiais para execução da atividade, capacitações e serviços assistenciais”, pontuou.
DESTINAÇÃO DO LIXO
Pela primeira vez, em cumprimento à Lei de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Eunápolis destina corretamente o lixo produzido na cidade para o aterro sanitário, o que possibilitou a finalização do lixão. No entanto, uma parte da população não tem contribuído para a limpeza urbana devido ao descarte irregular do lixo, principalmente resíduos de construção civil, e falta de manutenção da limpeza de terrenos. “Na quinta iniciamos a limpeza de lotes porque os donos não ligam, moram em outra cidade, e aí os terrenos viram criatórios de bichos peçonhentos, o que pode prejudicar saúde pública”, esclareceu o secretário.
RELACIONAMENTO COM A GESTÃO
Ao final das entrevistas, o secretário avaliou a relação com a prefeita Cordélia Torres no desenvolvimento de ações que contribuam para o meio ambiente. “Essa visão macro da prefeita perpassa ideais políticos, vemos funcionários felizes, ninguém nunca teve preocupação com os funcionários, e cuida de todas as áreas que advém o recurso público . A prefeita vai ao nosso encontro, almoça com funcionários, deixa a equipe coesa, firme, pois a qualificação dos nossos serviços é prioridade”, finalizou o secretário.