Durante ações da Operação Hermes III, realizadas em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 13 pessoas foram presas, além de armas, munições, drogas e dinheiro. Foram registrados crimes diversos no trecho do Km 598 da BR 324.
No primeiro flagrante, por volta das 21h30, os agentes abordaram um que seguia com destino à Feira de Santana, no Portal do Sertão. Ao desconfiarem do nervosismo dos cinco ocupantes, os policiais passaram a revistar o carro. Após a busca foi encontrado um revólver calibre 38, com numeração suprimida, além de cinco munições intactas.
De acordo com a PRF, o segundo fato foi registrado quando os policiais abordaram um Ford Ka, ocupado por quatro homens, quando notaram atitudes suspeitas e pediram que saíssem do veículo para averiguação. Os homens por sua vez, desembarcaram do veículo e prontamente se jogaram ao chão, o que levantou as suspeitas dos agentes.
Cientes da ocorrência de algum ilícito, os PRFs realizaram a busca no automóvel, encontrando 03 pistolas; sendo 01 calibre 9mm, e 02 calibre .40; 07 carregadores, 01 simulacro de fuzil, 155 munições do calibre 9mm e 53 do calibre .40. Além disso, foi verificado 30 pinos de cocaína prontos para a comercialização e a quantia de aproximadamente R$ 50.000,00. Questionados, os indivíduos confessaram que estavam a serviço do tráfico e deixariam o material apreendido na cidade de Alagoinhas/Ba.
Em outra operação, as equipes abordaram um ônibus que seguia de São Paulo (SP) com destino a Aurora(CE) e, com a ajuda dos cães farejadores da PRF, encontraram na bagagem de uma passageira mais de 11kg de droga distribuída em sete tabletes de maconha, sete de skunk e um de crack, perfazendo 5,65 kg, 4,5 kg e 1,05 de cada droga, respectivamente. Questionada, a mulher confirmou a posse do material, afirmando que seria para seu consumo próprio.
Ainda integrando a Operação Hermes, um motociclista que possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas também foi detido. Um outro condutor sem habilitação transitando com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa também foi detido. E, ainda, um terceiro motorista foi flagrado transportando 180 kg de carne suína e equina sem o acondicionamento e higiene necessários.