A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estabeleceu uma importante parceria com o Conjunto Penal com o objetivo de viabilizar a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O principal propósito dessa iniciativa é garantir que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso à educação e possam concluir o ensino básico. As atividades educacionais terão início no segundo semestre de 2023.
A reunião, que ocorreu na última semana, contou com a presença da secretária de Educação, Telma Andrade; diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, major Cléber Santos; além de profissionais da pasta e do sistema prisional.
Os alunos participantes do programa serão vinculados a escolas da rede municipal para efeitos de registro no Censo Escolar, e receberão toda a documentação necessária, incluindo os certificados de conclusão do ensino regular. Esses documentos serão fundamentais para que os estudantes possam prosseguir com seus estudos mesmo após deixarem o sistema prisional, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.
A secretária de Educação, Telma Andrade, ressaltou que essa ação visa não apenas promover o processo educacional, mas também promover transformação social. “Essa iniciativa representa um importante passo na busca por uma sociedade mais inclusiva e no cumprimento dos direitos fundamentais dos cidadãos, proporcionando aos reclusos a oportunidade de transformar suas vidas por meio da educação e da preparação para reintegração na sociedade após o cumprimento de suas penas”, salientou.