A V Conferência Municipal de Educação de Guaratinga foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, através do Fórum Permanente de Educação, em duas etapas, nos dias 16 e 17 de outubro de 2023. A plenária, realizada nesta terça-feira, teve como tema “Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça na Terra da Liberdade”, e reuniu autoridades políticas, profissionais da área de atuação e representantes de diversos segmentos inseridos no âmbito da educação.
Essa iniciativa está alinhada ao cumprimento do que é preconizado no Plano Municipal de Educação (PME) e no Fórum Municipal de Educação. A Conferência Extraordinária teve como objetivo a discussão e reflexão sobre os temas presentes no Documento-Referência da CONAE Extraordinária 2024, com propostas para a elaboração dos planos decenais 2024/2034, visando garantir políticas públicas educacionais sólidas.
O Secretário de Educação, André Cramer, ressaltou a importância desta Conferência: “Esta conferência serve como base para a elaboração do plano municipal de educação, tratando de diversos eixos socioeducacionais e servindo como base para a futura elaboração do plano estadual e nacional de educação”, comentou.
Os participantes receberam formação, ministrada pelo professor Paulo Galdino, que abordou diversos assuntos ligados à área educacional. Em seguida, os participantes reuniram-se em grupos de diferentes eixos que englobam a educação, para discutir os caminhos a percorrer diante dos desafios.
A prefeita Marlene Dantas, que acompanhou o evento, frisou a importância da realização: “É uma grande honra. Sabemos que, se não envolvermos todos os interessados para ouvir as opiniões e propostas, não conseguiremos avançar. Meu compromisso é com a educação da cidade, abrangendo aspectos como a merenda escolar, a reforma das escolas e o pagamento dos professores em dia. É um compromisso para proporcionar uma educação de qualidade à nossa população de Guaratinga”, ressaltou.
O evento se configurou como um espaço de diálogo para os diversos setores da educação da cidade, permitindo que expressassem suas opiniões sobre as Políticas Públicas Educacionais, avaliassem e acompanhassem os planos, visando a redução das disparidades dentro do mesmo contexto e o reconhecimento da diversidade.