Uma campanha de marketing do Grupo Boticário gerou uma polêmica na vila de Caraíva, distrito de Porto Seguro, cidade no sul da Bahia. De acordo com informações da associações locais, a ação vai em desencontro com as tradições e culturas locais do vilarejo.
Além disso, as associações disseram que não houve nenhuma comunicação do Boticário ao Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e à Associação dos Nativos de Caraíva (ANAC).
“Passamos o ano inteiro tentando divulgar o destino de forma mais assertiva, para um público de mais qualidade, mais consciente, mais responsável, a natureza da nossa vila é muito frágil e precisamos cuidar. Do nada, aparece uma marca famosa para trazer uma produção de um programa de tamanha futilidade que não estamos acreditando. Colocando o nome do destino de Caraíva como um local de promiscuidade, de turismo sexual dessa forma”, disse Tati Paixão, empresária de Caraíva e membro do Conselho Municipal de Turismo.
A propaganda foi divulgada em alguns jornais locais, como afirma a moradora, e no Instagram. No entanto, a publicação foi retirada da rede social nesta quinta-feira, 11.
“Uma empresa que diz defender sustentabilidade, que diz defender um social, está muito estranha essa questão. A fala que está ali, a produção disso tudo, está esquisito, e não é isso que a comunidade quer, ficamos muito irritados de ser total na contramão do que a gente quer e do que a gente busca pra vila. Aqui é a primeira vila do Brasil, é uma vila até hoje. A gente precisa segurar esse crescimento, a gente não quer esse tipo de público aqui, as pessoas estão vindo pra cá por conta de festas, e não é isso, a gente está tentando desmistificar isso, trazer outras coisas, jogar em mídias mais de ecoturismo e mais de outras coisas”, ressalta a empresária.
De acordo com a CCAC e a ANAC, a propaganda deprecia a imagem local de Caraíva com uma ação “vaga, sem conteúdo, que não gera nada de legado positivo ou construtivo, utilizando do nome e belezas naturais do vilarejo sem nenhum propósito”.
As associações solicitaram ao Boticário a suspensão imediata da propaganda, assim como uma ação aos órgãos responsáveis Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual para tomarem medidas cabíveis. (Confira a nota de repúdio na íntegra ao final da matéria).
Veja em baixo a nota encaminhada ao “Saiu Na Mídia, pelo grupo Boticário.
11 de janeiro de 2024,
Nós, do Boticário, admiramos e respeitamos as belezas naturais de Caraíva e acreditamos que elas estimulam conexões e experiências únicas – o que inspirou os conteúdos de Floratta Romance de Verão na região. Valorizamos principalmente sua relevância cultural, social e ambiental e o que representam para o país.
Lamentamos o desconforto causado a membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.
Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história.