O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou de um evento na segunda-feira (13) na favela Nova Holanda, que faz parte do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e foi visto entrando na comunidade sem nenhum tipo de escolta policial.
Um vídeo do momento da chegada de Dino mostra que ele não teve dificuldade para entrar na comunidade. O ministro e os auxiliares dele estavam em apenas duas viaturas oficiais. Nas imagens, não é possível ver se seguranças acompanham a equipe de Dino.
O ministro compareceu à favela para ouvir lideranças da região e recebeu um documento com uma série de demandas da comunidade para aprimorar a segurança pública. No evento, também foi lançada uma publicação com dados do ano passado sobre os impactos da violência armada no Complexo da Maré.
Dino fez um discurso durante a solenidade e disse que “só é possível planejar e executar ações boas e corretas ouvindo as pessoas certas”. “Nós acreditamos que esse boletim é um elemento importante, uma espécie de mapa do caminho que vai nos ajudar a combater a violência no Brasil e implantar uma cultura plena da paz.”
A suposta facilidade para Dino entrar na favela foi motivo de questionamento por deputados federais, que defendem a convocação dele para prestar esclarecimentos à Câmara, como o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que apresentou nesta quarta-feira (15) um requerimento pedindo a presença do ministro.