A manhã desta quinta-feira (21) foi marcada por uma celebração cultural em Guaratinga, com a realização da III Conferência Municipal de Cultura. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, reuniu mais de 200 pessoas no Centro Cultural. A prefeita Marlene Dantas, membros da administração municipal, representantes culturais, artistas locais e membros da comunidade participaram ativamente do encontro.
A abertura da conferência foi marcada por apresentações culturais que destacaram a riqueza da expressão artística local. A Banda Marcial de Guaratinga (BAMUG), a Folia de Reis e uma apresentação de capoeira encheram o ambiente de energia e entusiasmo.
A prefeita Marlene Dantas expressou a relevância desse momento para a valorização da expressão popular. “Nós somos um governo comprometido com a cultura e valorizamos cada vez mais essa área. Este espaço representa a expressão da nossa população. A participação popular é fundamental para a construção da democracia, e as conferências são espaços importantes para esse exercício pleno”, afirmou a prefeita.
Durante o evento, foram realizadas palestras com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, ministradas por representantes territoriais da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT, Lindomar Rocha de Souza e Junieques Batista dos Santos.
A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUV), Elisângela Ramos, ressaltou as ações e o comprometimento da gestão na área cultural. “Temos avançado com projetos e ações voltadas para o setor cultural. Agradeço à prefeita Marlene pelo apoio e juntos vamos fortalecer ainda mais as classes artísticas e os setores culturais do nosso município”, comentou.
No decorrer do evento, foram escolhidos os delegados que irão representar o município na conferência estadual. Além disso, foram apresentadas as propostas e moções provenientes das pré-conferências e do encontro. Em um momento especial, a cantora, Jack Alves se apresentou, e também ocorreu a entrega de certificados do Curso básico de Violão, promovido pela Secretaria da SEJUV.
A III Conferência Municipal de Cultura de Guaratinga se mostrou um marco de valorização cultural e participação popular, evidenciando o compromisso da administração municipal com a cultura e o engajamento da comunidade na construção de políticas culturais inclusivas e representativas.