Com ações voltadas à atenção primária de saúde pública, Guaratinga manteve o primeiro lugar no ranking do Ministério da Saúde entre as cidades da Costa do Descobrimento no Previne m Brasil, programa criado em 2019. Dentre os municípios do Extremo Sul da Bahia, Guaratinga também teve boa colocação levando a sexta posição no segundo quadrimestre de 2022.
A cidade vem celebrando a liderança regional no ranking pela terceira vez consecutiva desde o final de 2021. Em 2022, Guaratinga registrou a nota de 6.13 no primeiro quadrimestre e, agora, no segundo quadrimestre do ano chegou à marca de 7.60 de uma avaliação que vai até a nota 10. O município está à frente das cidades com mais de 100 mil habitantes no Extremo Sul da Bahia como Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
A avaliação acontece a cada quatro meses e a avaliação é feita a partir de um índice que soma sete indicadores. Entre eles, consultas de pré-natal, número de gestantes que fizeram exames de sífilis e HIV, atendimentos odontológicos, proporção de mulheres com coleta de citopatológicos, número de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Influenza tipo B e poliomielite, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, Guaratinga teve boas notas em diversos indicadores como: proporção de crianças de até um ano vacinadas, de consultas de pessoas hipertensas e diabéticas e a proporção de gestantes com consultas pré-natal, atendimento odontológico e coleta de citopatológicos.
“Fico muito feliz em saber que pela terceira vez nossa saúde é destaque na região. Isso prova que nossa gestão tem planejamento e compromisso com a saúde da população. Quero agradecer aos técnicos, enfermeiros e médicos que estão de segunda a sexta trabalhando argutamente para
melhorar cada vez mais essa avaliação do Ministério da Saúde em nossa Guaratinga”, agradeceu a prefeita Marlene Dantas.