O prefeito de São José do Barreiro, cidade do interior paulista, Alexandre de Siqueira Braga (PSD), conhecido como Lê Braga, foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira, 19, pela Polícia Federal (PF) quando voltava do carnaval na Bahia. Segundo os policiais, o político teria usado um veículo da Secretaria de Saúde para ir e voltar do aeroporto na capital.
Lê Braga está sob suspeita de crime de responsabilidade fiscal. Segundo as autoridades, o combustível do veículo utilizado por ele é financiado com recursos da União.
Além do prefeito, na van da Secretaria de Saúde estavam sua esposa e mais três casais. O grupo, que ainda estava vestindo os abadás do carnaval, voltava do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
A prisão aconteceu no Pedágio de Moreira César, da Via Dutra, em Pindamonhangaba.
Braga foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro, onde foi colocado em uma cela sozinho, aguardando a audiência de custódia.
O advogado do prefeito informou que “a defesa está tomando as medidas processuais necessárias, sendo que no momento oportuno tudo será esclarecido”.
PF recebeu denúncias anônimas
A PF recebeu denúncias anônimas de que Lê Braga viajou para Porto Seguro, na Bahia, em uma van da Secretaria Municipal de Saúde.
A van, que é abastecida com verba federal, teria sido usada para o trajeto de quase 300 km, de São José do Barreiro até o aeroporto. Após a viagem, a polícia iniciou uma investigação e aguardou o retorno do prefeito.