A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com o SEBRAE, realizará no dia 14 de novembro, em Teixeira de Freitas, na Avenida São Paulo, 558, no bairro Vila Verde, um importante evento sobre a Reforma Tributária e seu impacto no Simples Nacional. O encontro contará com a presença de Cinthia Freitas, responsável pelas Relações Institucionais da FIEB, e Daniel Castillo, especialista em Direito Tributário e Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
Este evento é parte de uma série de encontros promovidos pela FIEB em todo o estado, com o objetivo de discutir a situação das empresas enquadradas no Simples Nacional. Este regime abriga o maior ecossistema empresarial do Brasil, que, por si só, é responsável por 50% dos empregos gerados no país.
Daniel Castillo, que também atua como conselheiro do Conselho de Assuntos Tributários da FIEB (Caft/FIEB), ressaltou que as empresas do Simples devem analisar as novas oportunidades de planejamento tributário diante da implementação da Reforma Tributária. “A Reforma introduz mudanças significativas no Regime Unificado do Simples Nacional, e as empresas precisarão estar atentas às novas opções de recolhimento dos tributos que foram criados – IVA Dual, CBS ou IBS – podendo optar por dentro ou fora do sistema”, destacou o especialista. Castillo ainda enfatizou que as novas regras começarão a impactar as empresas do Simples a partir de 2027.